terça-feira, 7 de agosto de 2012

O Escapismo nos Dias de Hoje

A fuga da modernidade

Como já exposto na introdução, pode-se ver relação do escapismo do século XIX com o que acontece nos dias atuais. O homem moderno adotou diversas maneiras, que não as românticas, para fugir da realidade. A sociedade de hoje se mostra constantemente mais desigual e injusta, e portanto a ideia de fuga da realidade recebe, da mesma forma diferentes tratamentos.

Diariamente, as pessoas são bombaredadas com pressões profissionais ou familiares, devido ao pragmatismo e à objetividade exigidos pelo meio de vida que vem se desenvolvendo, especialmente a partir do século XIX (no qual o Romantismo está inserido aliás) com o capitalismo. As obrigações, cedo ou tarde, acabam por levar muitos ao desejo de fuga da correria, das disputas desenfreadas, do imediatismo. A falta de simplicidade em nossos dias - não o sentido de praticidade, mas o de dar valor as coisas menores - e o estresse ao qual somos submetidos todos os dias, e os distúrbios psicológicos que se sucedem podem provocar um desejo de fuga ainda maior.


"O estresse ao qual somos submetidos todos os dias, (...) pode provocar
 um desejo de fuga ainda maior."


Dessa forma, é difícil esperar outra consequência que não a procura por meios de driblar as frustações e insatisfações. Talvez, devessem se espelhar nos poetas da última fase do período romântico e lutar para reverter as situações adversar ou obter sucesso. No entanto, se deparam com mecanismos que parecem mais fáceis, além de proporcionarem sensações prazerosas rapidamente. O exemplo mais claro desses recursos são as inúmeras drogas "disponíveis" atualmente. Adotando a mesma linha de raciocínio, vê-se que o simples ato de ingerir pílulas para dormir é considerado um ato de fuga, uma vez que permite o distanciamento dos problemas cotidianos que tanto nos anormenta.

O tempo pode ter passado, porém, com o auxílio das evidências citadas, nota-se que se por um lado as mudanças são gritantes, por outro permancem as questões do passado. Se em vários aspectos tecnologias e inovações vieram, parece que, de maneira geral, a vida dentro dessa sociedade dita moderna continua a não agradar os indivíduos. Estamos sempre tentanto buscar algo de fora de nossa realidade, que já se deu, que ainda virá, mas nunca que acontece agora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário