"Uma das características marcantes do romantismo é o escapismo" |
A fuga da realidade, tem grande presença na primeira e segunda gerações, já que na terceira, a atitude é diferente. No início, a lamentação e a melancolia levam a vontade de evasão ou a distração mental das realidades consideradas desagradáveis, mergulhando na imaginação. O amor que muitas vezes se mostra impossível, também é um motivo para a alienação desejada pelo poeta. Enquanto isso, no final, os escritores se cansaram de lamentar. Engajam-se em uma luta para modificar o mundo que tanto os atormenta, e portanto se opõem à morte e à fuga. Para eles, é necessário abandonar o choro, as lástimas, e se lançarem a lutas sociais, usando a poesia.
A fuga da realidade, vem do desejo do poeta de evadir-se mediante suas frustrações e sonhos impossíveis. |
O escapismo, nos momentos em que esse se deu, manifesta-se na busca pela natureza, por um passado próximo (a infância) ou distante (épocas medievais), por sonhos, fantasias e a morte. A realidade, que representa a frustração das ideias do romântico, é desconsiderada. A tragédia amorosa, ideais impossíveis de se alcançar e o drama da vida humana são as questões que levam o poeta do século XIX a fugir. O anseio de liberdade ainda tem grande relação com a conjuntura econômica de tal período histórico, que como característica do capitalismo, era marcado pelo Liberalismo.
O artista romântico evade-se para os realidades criadas em terras longínquas com tons mágicos e exóticos, nos ideais libertários alimentados nas figuras dos heróis. A fantasia criada representa tanto mundos de beleza que fascinam a sensibilidade, como universos em que a extrema emoção se realiza no belo associado ao terrificante. Quando acompanhado de desesperança, sucumbe ao chamado da morte, companheira desejada por muitos e tema recorrente em grande número de poetas.
"O artista romântico evade-se para (...) terras longínquas com tons mágicos e exóticos." |
Observando de maneira mais aprofundada a sociedade dos últimos tempos, é notória a presença de elementos do Romantismo. Um deles é o escapismo, bastante almejado. Apesar das mudanças ocorridas com o decorrer do tempo, os problemas básico do mundo de hoje são parecidos. Inúmeras situações, como o estresse que acompanha a vida moderna e as dificuldades que essa apresenta, podem levar à frustração semelhante a dos românticos
Então, se você ficar pensando, como seria um momento com uma pessoa amada, em que esse amor é impossível, isso é estar sendo escapista?
ResponderExcluir